quinta-feira, 29 de março de 2012

Dicotomia Esquerda/Direita e a "DemosCracia"


Hoje ao ler um post de um amigo que desculpava a actuação dos Governos de Sócrates e criticava os socialistas que não o defendiam, disse-lhe que a culpa era dele, pois na realidade ainda vive na dicotomia doutrinária esquerda/direita, e referi-lhe que já não me revejo há muito nessa separação.

Cada vez mais me vejo na eterna luta entre o que está bem e o que está mal.

E muito do que foi feito por todos os governos desta nossa jovem democracia, foi mal feito, indiferentemente da cor partidária, ou se é de direita ou de esquerda.

E a culpa é tanto dele, como minha, como "nossa" como povo, que deixamos que esse divisionismo alimentado de falsos apoios, caciques e da partidarização da sociedade, leve ao que hoje assistimos de uma democracia enfraquecida, pela força dos partidos, e dos seus acólitos mais activos agarrados ao aparelho do estado aos mais diferentes níveis.

Como costumo dizer, é por essas e por outras que não vivemos numa verdadeira democracia (no verdadeiro sentido da "DemosCracia" grega original), mas sim numa "partidocracia caciqueira"!

Saibamos criticar o que os "nossos" fazem de mal, e assim também elogiar o que os "outros" fazem de bem, e pode ser que realmente um dia ainda possamos assistir a uma verdadeira democracia em Portugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário