terça-feira, 22 de outubro de 2013

Portus Calem - Porto e Gaia - O "Grande" Porto

Veio-me a vontade de escrever este texto, ao passar do lado de Gaia, numa das estradas construídas nos últimos tempos, ao lado do "The Yeatman Hotel" a ver o Rio Douro e a cidade do Porto, e ao ler tantos comentários sobre este tema, no Facebook de várias pessoas minhas conhecidas.
Ao contrário de muitos, que fazem política pelo gozo que lhes dá e pela política em si, com tudo o que de negativo/positivo se possa encontrar nela, eu o pouco que faço, é cidadania política, por um imperativo de consciência, de que todos temos a obrigação de participar na construção de um futuro melhor. 
É do alto dessa minha visão romântica e inocente da política, que vos deixo aqui uma opinião que sei que muitos de um lado e do outro, das trincheiras dessa política pela política, nunca concordarão comigo. 
Mas mesmo assim... 
Penso eu de que... Rui Rio fez um trabalho notável em 12 anos de Presidência de Câmara Municipal do Porto! Deixou a sua marca na política da autarquia em muitos aspectos do quotidiano dos portuenses. Podia ter feito melhor? Podia, mas deixou essa marca que, para o bem e para o mal, não será facilmente esquecida. 
Penso ainda de que... Luís Filipe Menezes fez um trabalho notável em 12 anos de Presidência de Câmara Municipal de Gaia! Transformou uma manta de retalhos de pequenas aldeias numa notável cidade. Podia ter feito melhor? Podia, mas deixou uma marca em Gaia que, para o bem e para o mal, não será facilmente esquecida.
Termina um ciclo no "Grande" Porto, que dificilmente nos próximos tempos se repetirá.
Creio que Rui Moreira tem no entanto a vida mais fácil, para melhorar aquilo que Rui Rio lhe deixou, até porque a fama da sua competência antecede-o. 
Já Eduardo Victor Rodrigues vai ter uma vida bem mais difícil para chegar a poder-se comparar com a herança que Luís Filipe Menezes lhe deixa.
Podemos até nem gostar dos que fazem política pela política, mas Rui Rio, Luís Filipe Menezes, e muitos outros da mesma época, estão dentro do âmbito do que se pode descrever como "animais da política", pois mexem-se muito bem no "habitat" que os rodeia.
Apesar de tudo, o trabalho de ambos será visto aos nossos olhos por aquilo que deixam, e quer um quer outro, deixam a sua marca numa cidade e na outra.
Espero de Rui Moreira um bom trabalho, até porque é dos que não fazia política pela política, e portanto ainda tem alguma da independência, inocência e romantismo que eu aprecio na cidadania política.
Já de Eduardo Victor Rodrigues, não espero muito, até porque esse sim, veio da política pela política. É que apesar de não ser um animal, como os outros dois, é um político.
Pode ser que me surpreenda. 
E eu gosto muito de ser surpreendido... pela positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário