segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Política assim é uma coisa porca e vil - Carlos Reis

"Tenho de me conter muito para não cair na grosseria, no insulto vazio ou incorrer em responsabilidade penal, com esta história dos cortes retroactivos nas pensões de sobrevivência. Com este terrorismo aos viúvos e às viúvas. 
Mas só pessoalizando e dando exemplos concretos poderei enfim dizer algo sobre esta indignidade e esta desvergonha: a minha tia, com 86 anos, recebe uma pensão de sobrevivência por ser viúva do meu tio. 
Com a sua reforma, e essa pensão, tudo junto, não receberá mais do que 700€ mensais, descontados os impostos aumentados e a taxa extraordinária. 
Cerca de 700€ para viver em Lisboa, pagar renda (que este ano lhe foi aumentada com a nova Lei) e todas as suas despesas inerentes a uma vida com dignidade. 
E há muita gente a viver com muito menos ainda. 
Ontem foi aterrorizada com mais uma notícia de corte dos seus rendimentos, sobre a imposição de uma condição de verificação de recursos, assistiu ao ar envergonhado mas trapaceiro com que o Ministro Mota Soares tentou amanhar uma explicação. 
Com ela, mais de 800 mil pensionistas mergulharam ontem na incerteza e na angústia e serão o objecto de polémicas, confirmações e desmentidos, avanços e recuos. 
Para além da imoralidade da coisa - gostava que um democrata-cristão ou um personalista ou um católico social me ajudasse a vislumbrar a moralidade e a decência desta afronta - o que choca mais é ainda a incerteza sobre quem, em que condições, em que prazos, e como, verá cortado o rendimento com que que vive. 

É o atirar assim à cara das pessoas uma enormidade destas. 

A pessoas que estão na última etapa da sua vida. 
Não sei se o Mota Soares, o Paulo Portas, e Pedro Passos Coelho, têm tias, ou avós viúvas: se tiverem oiçam-nas com honestidade. 
A Política assim é uma coisa porca e vil. 
E eu ainda não os tenho como porcos ou vis. 
Enquanto a minha Tia com 86 anos é aterrorizada com mais cortes na sua magra pensão, a Sr.ª Dr.ª Assunção Esteves, reformada milionária desde os 42 anos, presidirá ao Parlamento que lhe aprovará mais uma machadada na vida da minha Tia."
Cit. Carlos Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário