terça-feira, 16 de outubro de 2012

PORTUGAL, DEFICIT, PIB, CRESCIMENTO, ECONOMIA



Estamos a chegar ao ridículo de se achar que PORTUGAL NÃO PODE CRESCER, e que o PIB tem DESTINO NEGATIVO entre nós.
Diz-se que SÓ AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE o país PODE CRESCER, que os PORTUGUESES GASTARAM DEMAIS... e que por CASTIGO DIVINO, agora TEMOS DE PAGAR.
Pois CHEGA!
Portugal PODE e precisa de CRESCER para ter FUTURO!
A baixa PRODUTIVIDADE em Portugal não é só endógena, é também ESTATÍSTICA!
Numa ECONOMIA PEQUENA como a nossa em que o PIB per capita é à volta de 17.000€/ano, em que o salário base é METADE do espanhol, e 1/4 do salário base Francês, Holandês e Alemão, e em que as EXPORTAÇÕES não representam ainda 20% do PIB (a Holanda com 10 milhões de habitantes como nós, exporta 60% do que produz), É POSSÍVEL MUDAR O PARADIGMA e FAZER CRESCER MUITO MAIS O PIB por via das exportações.
É possível fazer CRESCER as exportações para os 60 mil milhões de euros/ano (30% do PIB), em 4 anos, e com isso ter o PIB a CRESCER pelo menos uns 3% ao ano.
Se a isso conseguirmos juntar uma REDUÇÃO DA DESPESA do estado à volta de mil milhões de euros/ano, EM 4 ANOS temos o DEFICIT ... como que por magia... a RONDAR os 2,5% do PIB.
Se a isto aliarmos medidas de promoção do auto-empreendedorismo, juntamente com formação específica em áreas estratégicas ao pais, conseguimos ter a economia a CRESCER ainda mais... e com isso REDUZIMOS AINDA MAIS O DEFICIT e sobretudo COMBATEMOS O FLAGELO DO DESEMPREGO.
E se ALGUÉM NO ACTUAL GOVERNO quiser DISCUTIR ISTO SERIAMENTE... NÓS PORTUGUESES AGRADECEMOS... é que A ESPERANÇA ESTÁ A ACABAR... e não VOS vemos fazer O MAIS IMPORTANTE... SALVAR PORTUGAL.... e como já nem nós acreditamos em vocês... caminhamos a passos largos para um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL.

Sem comentários:

Enviar um comentário